Versão para impressãoEnviar por E-mail

Alimentação

Guardar - Partilhar

favorites email

Partilhar no Facebook

Alimentação e Nutrição

A alimentação constitui a forma como os seres vivos obtêm energia para a manutenção da vida. A alimentação tem sido estudada e analisada e como resultado destes estudos, são desenvolvidos métodos e instrumentos com o objectivo de promover uma alimentação saudável. A Roda dos Alimentos é um exemplo de um instrumento de educação alimentar destinado a toda a população. É constituída por uma representação gráfica concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares para um dia alimentar saudável. A Roda dos Alimentos foi introduzida em 1977, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”. Esta Roda dos Alimentos foi reestruturada recentemente, como resultado da evolução dos conhecimentos científicos e das alterações nos hábitos alimentares dos portugueses.

A nova Roda dos Alimentos mantém o formato circular original, relacionado com o prato vulgarmente utilizado às refeições. Contudo, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e define porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.

A nova Roda dos Alimentos é constituída por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:

Cereais e derivados, tubérculos – 28%

Hortícolas – 23%
Fruta – 20%
Lacticínios – 18%
Carne, pescado e ovos – 5%
Leguminosas – 4%
Gorduras e óleos – 2%

Em cada divisão foram colocados alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, de forma a permitir uma variedade nutricional e alimentar.

Sites de Interesse:

Direcção-Geral da Saúde

Portal da Saúde - Alimentação

Alimentação

Ver Empresas Alimentares

Pesquisar Empresas

Inserir Empresa



VER MAIS INFORMAÇÃO EM: